PESQUISAR

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eu não vou me adaptar

Por Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia/ Eu não encho mais a casa de alegria,
Os anos se passaram enquanto eu dormia / E quem eu queria bem me esquecia...
Será que eu falei o que ninguém ouvia? / Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar... Me adaptar... Me adaptar...
Eu não tenho mais a cara que eu tinha / No espelho essa cara não é minha,
Mas é que quando eu me toquei achei estranho / A minha barba estava desse tamanho”.
(Titãs, letra e música de Arnaldo Antunes)


Esta canção, composta por Arnaldo Antunes e interpretada pelo grupo musical Titãs, deixa transparecer um mal estar indefinido, nebuloso. O personagem anônimo da canção faz supor a ideia de um descompasso entre a evolução sociocultural e o crescimento pessoal. Um desencontro que deixa feridas abertas e profundas. Aquele que era o “brinquedo animado” da família enquanto criança torna-se, na passagem para a juventude, um verdadeiro “problema”. Eu não encho mais a casa de alegria!...

A música é um grito! Um grito de quem se sente um estranho, tanto diante da sociedade em seu ritmo alucinado, quando no interior da própria casa. Clamor sem nome e sem remédio que brota atualmente do clima de não poucas famílias, em especial nos porões e periferias das grandes metrópoles. Gritos de uma rebeldia insuspeitada, com destaque para a situação dos jovens e adolescentes. Uma estranheza pungente e dolorida, descoberta frente a si mesmo. No espelho eu não tenho a cara que eu tinha, essa cara não é minha!...

Consciente ou inconscientemente, o compositor alerta para um progresso díspar, tão marcante na trajetória histórica brasileira. Por um lado, crescem vertiginosamente a produção, o comércio e o consumo. Torna-se mais fácil o acesso a uma série de bens, os quais costumam ser adquiridos com a mesma velocidade com que, em seguida, são banalizados e banidos. Multiplicam-se os itens do lixo com utensílios descartados antes mesmo de ser utilizados, ou até desembalados. Não faltam coisas, mas estas escondem uma espécie de existência sem-sentido.

Continue lendo, aqui
 

Um comentário:

Lilian disse...

Um verdadeiro lutador das pessoas hulmides. Parabéns Pe. Alfredo por essa missão tão linda!!!